ANA habilita projeto de reúso de água em município


O projeto “Reúso de água de efluentes de ETE [Estações de Tratamento de Esgoto] e de ETA [Estações de Tratamento de Água] para produção de milho e de mudas florestais” da prefeitura de Jaguaribara / CE foi o único habilitado na 1° lista definitiva da seleção de projetos para desenvolvimento de ações de reúso de água em municípios de pequeno porte da Agência Nacional de Águas (ANA).
A proposta da prefeitura prevê o reúso dos efluentes gerados pela ETE para, por exemplo, irrigar o viveiro de 40 mil mudas de espécies nativas para fins de ornamentação de praças, parques e jardins do município. Além da economia da água para a produção, o projeto gera benefícios indiretos com a recuperação de matas ciliares e áreas desertificadas dentro e fora do município, e diretos, com a irrigação de cerca de três hectares de milho para produção de grãos (aproximadamente 48 toneladas), que serão distribuídos gratuitamente para os produtores.
A iniciativa de Jaguaribara também irá gerar produção anual de 40 mil mudas e de 48 toneladas de milho para os produtores, promoção da educação ambiental no município, geração de renda, aumento da oferta hídrica, recuperação de matas ciliares e área em desertificação, e estímulo à cultura do reúso, reduzindo o preconceito.
O aporte financeiro estimado para execução é de mais de R$ 400.000,00, sendo composto por recursos advindos da União, via Agência Nacional de Águas, e uma contrapartida do próprio município.
Fonte: Blog Diálogos Federativos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito