Grupo busca jovens empreendedores com projetos de transformação social


Aproveitando o bordão “imagina na copa”, comum entre os pessimistas sobre a realização da Copa do Mundo de 2014, um grupo de quatro jovens de 26 a 29 decidiu mostrar que é possível inverter o sentido da frase. Para isso, criaram a plataforma de mesmo nome, lançada no último dia 3, que pretende mobilizar e engajar jovens brasileiros a criar uma onda de ações transformadoras.

No site, semanalmente, será mostrada uma nova história de jovens que estejam transformando o país para melhor. Ao todo, serão 75 perfis até a Copa. Além disso, os fundadores do projeto realizarão oficinas presenciais nas cidades-sede dos jogos como forma de ajudar outros jovens a criarem e organizarem seus próprios projetos.
DivulgaçãoDivulgação
Projeto de Gabriele Valente Feliz
“A ideia é transformar a Copa num chamado para a atuação dos jovens, para empoderá-los e engajá-los para que assim possam dar luz a novas iniciativas transformadoras em suas cidades e comunidades”, afirma Mariana Ribeiro, coidealizadora do projeto.
De acordo com levantamento feito pelo O Sonho Brasileiro, de 2011, 74% dos jovens brasileiros dizem “se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia” e 79% deles concordam em “utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade”. Foi com base nesses dados que o grupo criou em agosto um projeto noCatarse. Após um mês , o projeto atingiu 130% da meta, num total de R$ 25.000. “No início, pensamos no nome provisório ‘Nossa 2014’, que durou só um dia, já que percebemos que a ideia de convidar à imaginação podia ser uma coisa boa, positiva”, revela Mariana.
Com o propósito de ir da intenção à ação, na página do Imagina na Copa no Facebook vai começar a campanha “Procura-se um jovem transformador…”. “O mais interessante é envolver os próprios jovens nessa indicação”, afirma Mariana. De acordo ela, o critério para a escolha de um jovem transformador é que, além de desenvolver um projeto com impacto social mensurável, a iniciativa seja considerada “única em algum aspecto”, como foi o caso Gabriele Valente Feliz, 28, a primeira jovem apresentada na plataforma.
Liberte seus sonhos
Gabriele foi escolhida entre os 60 nomes inscritos na primeira campanha. Ela é idealizadora do Liberte seus Sonhos, uma intervenção artística que transformou um espaço degradado da Lapa, bairro histórico e reduto boêmio do Rio de Janeiro, em um convite para as pessoas refletirem sobre aquilo que desejam alcançar.
A próxima história inspiradora, que irá ao ar na quinta-feira, será a de João Henrique Arcala, 22, fundador do Projeto Gaia (Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental), da Unesp (Universidade Estadual Paulista), grupo que desenvolve projetos técnicos e sociais na área de engenharia ambiental em Sorocaba, São Paulo.
Veja a história de Gabriele Feliz
Leia a matéria completa no Porvir
Fonte: Catraca Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito