quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sinesp Cidadão é um aplicativo de utilidade publica que oferece a possibilidade de consultar informações sobre automóveis na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito. Dessa forma, é possível saber se um carro está clonado ou se há registros de furto ou roubo.


O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, o Sinesp – Sistema Nacional de Segurança Pública. O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP.

O primeiro módulo do Aplicativo Sinesp Cidadão é o Consulta Veículo que permite a qualquer pessoa consultar, principalmente por meio de dispositivos móveis, em segundos, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado em todo o país. A ferramenta gratuita irá facilitar o trabalho da polícia na recuperação deste veículo. Com a contribuição de todos, as ruas ficarão mais seguras.

Após instalar o Aplicativo Sinesp Cidadão / Consulta Veículo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que você deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.

Preste atenção também se os dados da placa informada conferem com as características do veículo no sistema. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada de outro veículo. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.

Caso alguma irregularidade seja constatada, você deve acionar a polícia pelo telefone 190. Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia. A ligação será anônima e sua identidade será preservada em qualquer que seja a situação.

Por sua segurança, vale destacar que você não deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cuja situação no Consulta Veículo seja de registro positivo para furto, roubo ou clonagem.

Novas Funcionalidades e Melhorias do Aplicativo

Dando continuidade as implentações das ferramentas de tecnologia, a maior plataforma tecnológica sobre segurança pública no país, o SINESP, prepara-se para disponibilizar em breve novas funcionalidades e melhorias no aplicativo SINESP CIDADÃO.

Dentre as melhorias destacam-se:

A disponibilização para ser instalado nos sistemas operacionais móveis Windows Phone e BlackBerry;

Implementação de uma nova ferramenta de consulta. O módulo de consulta a Mandados de Prisão que aguardam cumprimento no país, acessando o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ. Com esse novo módulo ampliaremos a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos.

Fonte: Sinesp Cidadão
Postar um comentário