quarta-feira, 14 de maio de 2014

10 livros para os muito curiosos

O editor Marcelo Duarte selecionou alguns livros que vão atiçar a curiosidade


Reportagem de:Marcelo Duarte

Foto: Aline Casassa
Foto: A curiosidade é que nos motiva a descobrir e inventar coisas novas.
A curiosidade é que nos motiva a descobrir e inventar coisas novas.
O poeta gaúcho Mario Quintana (1906-1994) escreveu: "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda". Usei essa frase como epígrafe de "O guia dos curiosos - invenções", um dos nove volumes da coleção que lancei em 1995. Gosto muito da frase, mas costumo discordar de Quintana (blasfêmia total!). A curiosidade é que é a mãe doprogresso. É a curiosidade que nos impulsiona a aprender e a descobrir tantas coisas novas. O "guia dos curiosos" ressuscitou a febre dos almanaques no Brasil e me incentivou a começar uma biblioteca particular do gênero, hoje com quase 500 títulos. Alguns são da Panda Books, editora que fundei em 1999, justamente para publicar livros de referência. Selecionei 10 livros - ah, Felipão, agora entendo como é difícil escalar uma seleção! - da minha coleção para despertar a curiosidade de pais e de filhos:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Brasil: Almanaque de Cultura Popular: Todo Dia é Dia

Autor: Elifas Andreato
Editora: Ediouro

O livro é um apanhado de fatos curiosos que, juntos, contam ao leitor o que é o Brasil. Reúne verbetes sobre datas comemorativas, folclore e esportes, e desvenda a origem de expressões faladas no país. O autor ainda traz à tona incríveis histórias como a do ano em que tivemos dois Carnavais e a do brasileiro que fala todas as línguas.
2. A Vida Íntima das Frases

Autor: Deonísio da Silva
Editora: A Girafa

Pesquisador da língua portuguesa falada no Brasil, Deonísio da Silva desvenda a origem de 218 frases célebres. O livro faz revelações inusitadas, como a de que "sésamo", da clássica expressão "Abre-te, Sésamo!", é uma referência à semente do gergelim, que costuma se abrir sem que se faça muita pressão.
3. Ora, Bolas!

Autor: Gonçalo Junior
Editora: Alameda

Em cerca de 160 páginas, o jornalista esmiúça a curiosa história do chiclete, patenteado em Ohio (Estados Unidos) em 1869. O Brasil, que só teve seu primeiro contato com a guloseima depois da Segunda Guerra Mundial, é hoje o terceiro maior consumidor do mundo. Por aqui, são vendidos 18 milhões de unidades todos os dias.
4. O Curioso Livro dos Geeks

Autor: Ken Denmead
Editora: Leya

Trata-se de um verdadeiro manual para pais nerds que queiram introduzir seus filhos à mesma doutrina. Ken Denmead, editor do blog nerd da revista Wired, sugere projetos como a criação de jogos tabuleiros e a construção de um cinema ao ar livre, além de ensinar os pais a educar seus filhos com a ajuda dosrole-playing games (RPG).
5. Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta

Autor: Alberto Villas
Editora: Globo

O divertido dicionário traz a origem e o significado de vocábulos da língua portuguesa falada no Brasil que já caíram no esquecimento. Nos anos 70, por exemplo, "fígado" ganhou o apelido de "figueiredo", por causa de uma música de Gilberto Gil. E, acredite se quiser, bumbum de mulher já foi chamado de "padaria"!
6. Como Fazíamos Sem

Autor: Barbara Soalheiro
Editora: Panda Books

A luz acaba por alguns minutos e já ficamos de mau humor. Como era viver sem um monte de modernidades que nos fazem a maior falta atualmente? A jornalista Bárbara Soalheiro conta como era a vida antes de invenções, como geladeira, óculos, relógio, sobrenome, móveis e até vaso sanitário.
7. Histórias que o dinheiro conta

Autor: André Cintra e Renato Torelli
Editora: Lumus

A dupla de jornalistas usa o dinheiro como meio de comunicação para contar a história do Brasil. Cada um dos capítulos esmiúça detalhes sobre uma das oito moedas genuinamente brasileiras e os personagens que estamparam suas cédulas e moedas. O registro é feito em ordem cronológica, do cruzeiro ao real.
8. Almanaque da TV

Autor: Bia Braune e Rixa
Editora: Ediouro

Recheado de imagens, o livro resgata os principais momentos da história da televisão brasileira, com o uso de uma linguagem divertida e objetiva. Alguns verbetes prometem pegar de surpresa até os leitores mais vidrados pela telinha. Poucos se lembram, por exemplo, que o humorístico Os Trapalhões já teve a cantora Vanusa como integrante.
9. Hinos de Todos os Países do Mundo

Autor: Tiago José Berg
Editora: Panda Books

Neste livro, o geógrafo Tiago José Berg dá a volta ao mundo para contar a história dos hinos de cada um dos países. Para cada hino, há um parágrafo repleto de curiosidades. Algumas delas são bastante surpreendentes: poucos imaginariam que o hino do Iraque, por exemplo, tivesse sido composto por um palestino e dois libaneses.
10. Guia do Passado

Autor: Ronaldo Conde Aguiar
Editora: Casa da Palavra

Como num guia de viagens, o Guia do Passado de Ronaldo Conde Aguiar apresenta ao leitor os acontecimentos mais badalados e as peculiaridades de cada ano da década de 1950. O pesquisador foca seu trabalho no Brasil, mas não deixa de comentar fatos marcantes internacionais.
Fonte: Educar para Crescer
Postar um comentário