Hortas em Espaço Urbano.
Hortas em espaços urbanos se tornam cada vez mais comuns
Dá para aproveitar diferentes espaços para plantar o próprio alimento
Na horta do seu Jorge e da dona Fátima tem um pouco de tudo. Alface, almeirão, salsinha, cheiro verde. A variedade conquistou a comerciante Rita Gomes, que passa semanalmente por lá para fazer a feira. Com as sacolas cheias, a compra dá para a semana inteira na casa dela.
Rita diz que, além de receber produtos fresquinhos, a durabilidade é bem maior. Isso porque o casal dono da plantação não usa agrotóxico.
A horta, que foi montada há dois anos, faz tanto sucesso que há clientes de vários bairros. O espaço fica dentro da área urbana de Bauru (SP), ocupa cerca de 650 metros quadrados e abastece a toda a comunidade. É claro que manter tudo exige muita dedicação do casal.
Para ajudar a tocar os trabalhos, eles contam com o auxílio do filho Mateus Alves, que é técnico agrícola e deixou o trabalho para investir na agricultura familiar.
Tudo começou como um passatempo para o casal, mas hoje a horta virou a principal fonte de renda da família. Para oferecer produtos de qualidade e atender às demandas, Jorge pesquisou bastante sobre os melhores adubos naturais e sobre irrigação. Apesar da dedicação constante ao novo trabalho, Sérgio diz que não se vê mais lidando com outra coisa.
Hortas em espaços urbanos se tornam cada vez mais comuns
Agora imagine se você pudesse ter, além de uma horta, um pomar no quintal da sua casa. Foi isso que Luiz Pires decidiu fazer na varanda do apartamento dele.
Ele conta que há quase dois anos a família não precisa comprar verduras e ervas para temperos no mercado. Tudo que é consumido por eles é plantado em casa.
É tanto capricho que, para a chuva não estragar as folhas de alface, Luiz colocou uma tela de proteção. Tem também sistema de irrigação automático. No caso das plantas e árvores frutíferas, ele revela que o segredo para tudo dar certo é a polinização natural com abelhas. Por isso, fez até um espaço para elas.
Leiva Maria Custório também transformou o quintal de casa. A ideia surgiu com a dificuldade de encontrar verduras e legumes orgânicos de boa qualidade. Influenciada pelas filhas, ela decidiu recorrer a Adriano Costa, que é jardineiro e entende do negócio.
Adriano conta que o segredo para manter as pragas bem longe é cuidar diariamente. Assim, qualquer sinal de pragas é combatido a tempo antes de estragar as plantações.
O técnico agrícola Mario Augusto Camargo orienta quem deseja montar a própria horta. A escolha do local é muito importante: deve ser um espaço que receba luz do sol pelo menos por quatro horas diariamente.
A terra vermelha com esterco bovino é a mistura perfeita. Depois, mistura um pouco de calcário. Ele usa um tubo de PVC como base.
Mário escolheu plantar couve. A distância entre as mudas deve ser de 20 centímetros. A rega é também muito importante. Seguindo as dicas, em pouco tempo você vai colher os frutos de sua própria horta.
Fonte: Nosso Campo, TV TEM
Comentários
Postar um comentário