8 dicas para se tornar um consumidor consciente.
Muito mais do que ter noções de cuidados com o meio ambiente, nossa sociedade atual necessita colocar em prática os conceitos aprendidos, selecionando e privilegiando produtos, bens e serviços que de fato sejam ecologicamente corretos, ao passo em que nos tornamos consumidores conscientes.
Dessa forma, separamos abaixo 8 dicas para você se tornar um consumidor consciente, confira!
1) Comece a reciclar o lixo: para se ter ideia, a cada família que adere a um programa de coleta seletiva de lixo, há a redução anual de até uma tonelada na quantidade de emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
2) Jogue menos comida fora: até 60% do lixo gerado nos lares brasileiros é composto por restos de alimentos. Receitas nutritivas podem ser feitas aproveitando-se cascas, talos e restos de alimentos saudáveis.
3) De olho na geladeira: regule o termostato de sua geladeira. Quando não há lotação de alimentos no aparelho, a refrigeração pode ser mínima, o que proporciona uma redução considerável no gasto energético.
4) De olho na máquina de lavar: somente utilize a máquina de lavar quando esta estiver com sua capacidade máxima de roupas. Lembre-se que cada ciclo de lavagem consome em torno de 150 litros de água.
5) Dê preferência para as lâmpadas LED: se comparadas às lâmpadas comuns, as lâmpadas LED têm um consumo energético até 50% menor, ao passo que sua vida útil é muito maior.
6) Desplugue-se: aparelhos que não estiverem em uso devem ser retirados da tomada, dado que mais de 5% da energia consumida em residências é proveniente de aparelhos eletrodomésticos que estão no modo “stand by”.
7) De olho na certificação: hoje, muitos produtos tentam se passar por sustentáveis ou ecologicamente corretos, mas os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes. Assim, na hora de comprar, privilegie produtos comprovadamente ecológicos, que contenham certificação de algum órgão competente.
8) Pontos de sustentabilidade: em sua casa, durante o dia, dê preferência para a iluminação e ventilação natural. O aquecimento da água pode ser realizado por meio da luz solar, ao passo em que a água da chuva também pode ser sempre reaproveitada através de sua captação.
Fonte: Fragmaq.
Comentários
Postar um comentário