No México, resíduos recicláveis podem ser trocados por alimentos
O “Mercado de escambo” atrai multidões, que levam seus resíduos para trocar por produtos agrícolas
Grande parte das pessoas já ouviu falar em um “mercado do rolo”, onde se troca qualquer coisa por qualquer outra coisa. Na Cidade do México, o governo local inventou uma atividade dessas para disseminar a prática da reciclagem entre as pessoas. No “Mercado de trueque”, troca-se resíduos recicláveis por alimentos.
A feira de troca acontece em formato itinerante e atrai, mensalmente, duas mil pessoas. O sucesso da iniciativa é visível através do tamanho das filas, que permanecem durante toda a atividade. A troca do material por alimentos permite que as pessoas enxerguem que os resíduos recicláveis podem ter valor agregado e ser transformados para o uso posterior. O Mercado do Escambo também ajuda a valorizar o produtor local, já que os alimentos distribuídos são orgânicos e da própria região.
No último ano, o mercado auxiliou na coleta de 170 mil toneladas de resíduos recicláveis, que incluem diversos tipos de resíduos eletrônicos. A troca funciona da seguinte forma: o cidadão entrega seus resíduos recicláveis a um representante do Mercado e ele quantifica o material em moedas de troca, que podem ser usadas para comprar qualquer tipo de alimento disponível no espaço.
Leia a matéria na íntegra no Ciclovivo.
Fonte: Catraca Livre
Comentários
Postar um comentário