Fundação Lemann lança programa de apoio a ferramentas inovadoras para ensino de língua portuguesa

Até 07 de agosto estão abertas as inscrições  para a primeira edição do Start-Ed, programa de estímulo a startups educacionais. A Fundação Lemann oferecerá apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de aplicativos, softwares, games ou outras ferramentas digitais para a educação.

Nessa primeira edição do programa Start-Ed, serão consideradas propostas de produtos digitais para educação voltados para a Língua Portuguesa – incluindo alfabetização, leitura e escrita – da educação infantil ao ensino médio. Os projetos podem abordar, por exemplo, o primeiro contato com as letras, a compreensão de textos por crianças com defasagem idade série, a redação ou a literatura para adolescentes, entre outros.

As propostas podem ser apresentadas por pessoas físicas, empresas ou organizações sem fins lucrativos, representadas por uma equipe de até três pessoas. Serão selecionados até dez projetos para receber apoio financeiro no valor de R$20 mil cada e apoio técnico de várias formas.

Leia atentamente as orientações e as condições para participar do programa.

Acesse aqui o modelo do formulário completo em PDF para preparar sua inscrição, considerando que há perguntas específicas para produtos em fase de conceito a serem desenvolvidos, e para ferramentas já existentes, a serem aprimoradas por meio do Start-Ed.

INSCREVA-SE AQUI até 07 de agosto.


Como funcionará o apoio?

Entre setembro e dezembro de 2013,  os selecionados irão participar de seis encontros presenciais em São Paulo, com palestras, oficinas e discussões sobre temas como neurociências e aprendizado, design instrucional e desenvolvimento de software educacional. Os empreendedores receberão ainda orientação para pesquisa, prototipagem e teste do produto.

Os empreendedores selecionados também terão acesso a uma rede de contatos de escolas públicas, especialistas, governo e investidores para que possam se familiarizar com os diversos níveis de clientes, financiadores e reguladores, de maneira a compreender melhor o mercado de ferramentas educacionais inovadoras.
O aporte de R$20mil será oferecido em três parcelas segundo o cronograma de entregas de cada projeto, estabelecido em conjunto com a Fundação Lemann.
Em dezembro, os produtos apoiados pelo primeiro Start-Ed se apresentarão para uma comissão avaliadora e os projetos com potencial de impacto em escala poderão receber mais recursos e apoio para continuar seu desenvolvimento em 2014.

Porque estamos fazendo isso?

A Fundação Lemann acredita que soluções tecnológicas inovadoras, quando bem utilizadas dentro e fora da sala de aula, serão decisivas para ajudar a melhorar o aprendizado. Elas podem ser usadas por muitos estudantes ao mesmo tempo e conforme o ritmo de cada um, permitindo um grande ganho de escala e um ensino mais personalizado. Esses produtos possibilitam ainda que professores e gestores escolares tenham informações constantes sobre o progresso dos alunos, potencializando o planejamento de aulas e de intervenções pedagógicas.

Por isso, o objetivo do Start-Ed é iniciar o incentivo a projetos que sejam aplicáveis à realidade de alunos de escolas públicas brasileiras, para uso em sala de aula sob orientação dos professores ou para estudo complementar em casa. Outro objetivo é que os produtos desenvolvidos ou aprimorados com o apoio do programa possam ganhar escala, sendo acessível ao maior número de estudantes no Brasil e adaptável as mais diversas realidades de escolas no país.

Fonte: Fundação Lemann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito