10 termos que são tendência no mundo da educação



VOCABULÁRIO 



“Você viu o último Mooc do MIT?”, pergunta um professor interessado em tecnologias educacionais a um colega. “Vi e já estou participando de um crowdsourcing para melhorar a plataforma”, responde o outro. “E você está tentando flipped classroom com seus alunos?”, retruca o primeiro. “Claro. Ficou muito mais fácil depois que a escola adotou essa plataforma de adaptive learning”, diz o segundo.

Espera um pouco. Adaptive e crowd o quê? Se você se interessa por educação e não está familiarizado com esses termos, fique tranquilo. Você não é o único. Com a emergência das tecnologias nas salas de aula e no cotidiano das pessoas, esses e outros muitos conceitos, a maioria deles em inglês, têm começado a aparecer aqui e ali. Para ajudá-lo na tarefa de entender essas novidades, o site Porvir, do Inspirare, organizou um glossário com alguns desses novos termos.

Aprendizado baseado em jogos ou game-based learning
É o processo de aprendizagem que aposta no uso de jogos para apresentar o conteúdo de uma forma mais interessante, motivar os alunos, desenvolver suacriatividade e acompanhar seu desempenho


Aprendizado baseado em projetos ou project-based learning
É um método de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou construir um projeto. No processo, eles lidam com questões transdisciplinares, tomam decisões e agem em equipe


Crowdfunding ou financiamento colaborativo
É o esforço coletivo de pessoas que usam suas redes para arrecadar recursos e financiar pessoas ou projetos nos quais acreditem. Na maioria das vezes, é feito por meio de sites especializados.


Crowdlearning ou aprendizado colaborativo
É a busca colaborativa por conhecimento. Pessoas com interesses comuns se reúnem, virtualmente ou não, para compartilhar o que sabem e criar momentos de aprendizagem informal.


Crowdsourcing ou construção colaborativa
É um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos, presentes na internet ou não, para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver tecnologias.

Ensino adaptativo ou adaptive learning
É o processo de aprendizagem que usa softwares que propõem atividades diferentes para cada aluno, sob medida, a partir de suas respostas e reações às tarefas.


Ensino híbrido ou blended learning
É a combinação de aprendizado off-line e on-line dentro de sala de aula, unindo os benefícios dos métodos tradicionais de ensino com os da utilização de ferramentas tecnológicas educacionais.


Flipped Classroom ou sala de aula invertida
É o método que inverte a lógica da sala de aula: os alunos aprendem o conteúdo em casa, por meio de videoaulas ou outros recursos interativos, e fazem o trabalho de casa na escola, quando o professor aprofunda temas e tira dúvidas.


Mooc cursos on-line, gratuitos e em grande escala
Em inglês, a sigla Mooc significa Massive Open Online Course. É uma categoria de cursos virtuais dados de graça pela web e que costumam atrair milhares de alunos. Os exemplos mais recentes são o Coursera e o edX.


Teste adaptativo ou adaptive testing
Ou ainda Computerized Adaptive Testing (CAT). É uma avaliação em múltipla escolha, feita por meios eletrônicos, em que as questões se sucedem a partir da resposta do aluno. Tem a intenção de dar um diagnóstico mais preciso sobre o que o aluno sabe e sobre o que deve saber
Se essa lista ainda não tem o termo que você procura, conte para o Porvir, para que possam aperfeiçoar e completar o infográfico.


Fontes: Wikipédia, Instituto Claro, Qmágico, EdSurge, Knewton
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito