CPqD lança aplicativo que identifica operadora de celular de contatos


 

Programa 'Liga+' está disponível gratuitamente apenas para Android.

Aplicativo tem lista de contatos própria que mostra logo da operadora.

Do G1, em São Paulo

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) lançou nesta segunda-feira (28) um aplicativo para smartphones que identifica a operadora de celular dos contatos do usuário.
O programa chamado Liga+ já está disponível gratuitamente para celulares equipados com o sistema operacional Android, do Google (acesse aqui ). Em nota enviada à imprensa, o CPqD diz que a portabilidade numérica, que permite trocar de operadora sem alterar o número, dificultou saber de qual empresa pertence o celular do destinatário.

Conforme o CPqD, o aplicativo faz uma consulta a duas bases de dados: da portabilidade numérica e das faixas de numeração da telefonia móvel no país. O cruzamento das informações de ambas resulta na identificação da operadora.
Usuário pode identificar operadora ao discar ou número ou ao acessar a agenda própria do Liga+ (Foto: Divulgação)Usuário pode identificar operadora ao discar ou ao acessar a agenda própria do Liga+ (Foto: Divulgação)
Após abrir o aplicativo, o usuário pode digitar o número de um contato e pedir para que o programa identifique a sua operadora. O Liga+ também tem uma lista de contatos própria. Ao clicar em “atualizar” em cima de cada contato, o logo da operadora vai aparecer junto ao número.

Também é possível "atualizar" todos os contatos juntos. Ao entrar na agenda, o usuário deve clicar no botão físico do celular e apertar em “Atualizar operadoras”. O logo das companhias irá aparecer ao lado dos números de cada contato.

O CPqD explica que essa lista funciona sincronizada com a agenda do aparelho, de modo que qualquer alteração é feita automaticamente também na lista de contatos do aplicativo. “A atualização dos dados é diária e acompanha a da base de dados da portabilidade numérica”, explica a nota.
Para iPhone e iPad, há um aplicativo chamado "Portabilidade Fácil" que também identifica a operadora de celular dos contatos. Também gratuito (acesse aqui ), a diferença do programa para o smartphone da Apple é que ele não cria uma agenda própria. Ele atualiza a lista de contatos do aparelho com o nome da operadora ao lado de cada pessoa.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito