DOAÇÃO DE CÃES-GUIA
O Governo do Estado inaugura, em 2012, o primeiro Centro de Treinamento e Distribuição de Cães-Guia, em parceria com  a Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, existem apenas 80 cães-guia para cegos no Brasil, ante uma demanda de milhares de pessoas. Além da criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual, o programa definirá os parâmetros em relação ao uso desses cães-guia.
Há 145 mil pessoas cegas no Estado de São Paulo e perto de dois milhões de pessoas com deficiência visual. O cão-guia vai dar mais liberdade para as pessoas pegarem o metrô, o trem, irem aos espaços públicos e se locomoverem com segurança e tranqüilidade.
Os filhotes de cachorro que farão parte do treinamento serão entregues, em um primeiro momento, a uma família adotiva selecionada pelo programa, que cuidará do cão durante um ano. Os animais serão visitados mensalmente por um membro do Centro para verificar o desenvolvimento do animal.
Após o primeiro ano com a família, o cão é encaminhado ao Centro de Treinamento, onde passará por um adestramento intensivo, específico para guias de cegos. Nessa etapa, o animal é avaliado permanentemente por treinadores qualificados e veterinários. O treinamento terá duração de quatro a seis meses, dependendo da evolução do animal. Os cães serão encaminhados às pessoas com deficiência visual gratuitamente. 
O programa é um avanço na inclusão das pessoas com deficiência e na garantia dos Direitos 

Fonte:Portal Governo do Estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito