Pensamento computacional: veja como usar a tecnologia na rotina de estudos.

Conheça uma forma de pensar e resolver problemas usando uma visão computacional

Por: Oferecimento SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

O desenvolvimento dos processos educacionais está cada vez mais relacionado com a tecnologia. O pensamento computacional é uma das respostas às novas necessidades que surgem para lidar com um mundo em constante transformação.

Pensamento computacional: veja como usar a tecnologia na rotina de estudos
Crédito: Mikhail Nilov/PexelsPensamento computacional: veja como usar a tecnologia na rotina de estudos

Esse tipo de pensamento abrange muitos outros cenários em nossa vida, e não apenas a tecnologia. O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como usar esse aliado para que jovens de todas as idades possam aprender de forma muito mais eficaz.

Abaixo, saiba como incorporar o pensamento computacional à sua rotina dos estudos.

O que é o pensamento computacional?

A computação traz consigo uma maneira bem interessante de encontrar soluções, já que ela utiliza padrões lógicos para resolver problemas. Esse tipo de comportamento não é algo novo, pois é encontrado em componentes curriculares como Física e Matemática.

A grande diferença é que, agora, com a tecnologia como parte de nossa realidade, além das transformações que ela causou, os processos para a aprendizagem precisaram se adaptar a essa maneira de enxergar o mundo. É aí que temos o pensamento computacional: uma forma de pensar e resolver problemas usando uma visão computacional.

Um exemplo bem simples é resolver um problema de forma lógica e de forma fracionada, ou seja, em partes, como uma conta de dois números negativos: – 2 – 2. Esse é um cálculo simples, mas que se o aluno resolver de maneira automática, tem grandes chances de errar. O impulso pode fazer com que ele ache que a conta daria 0; porém, ao usar o pensamento computacional, ou seja, avaliar a questão com lógica, ele verá que o resultado é outro.

Primeiramente, ele tem que racionalizar o problema. Logo, perceberá a necessidade de somar as duas partes, e não subtrair, ficando o cálculo assim: – 2 – 2 = – 4.

Quais são os fundamentos do pensamento computacional?

O pensamento computacional é um passo muito importante para o desenvolvimento educacional- tecnologia
Crédito: Mikhail Nilov/PexelsTecnologia: pensamento computacional é um passo muito importante para o desenvolvimento educacional

Esse tipo de pensamento é composto por quatro conceitos: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico. Entenderemos mais a seguir!

Decomposição

É a capacidade de pegar um problema e dividi-lo em partes menores a fim de resolvê-las uma de cada vez. Esse tipo de competência é fundamental para lidar de uma maneira simples com uma questão muito complexa.

Abstração

Muitas vezes, quando estamos diante de uma situação desafiadora, a tendência é focar em detalhes. A abstração fala justamente disso, propondo direcionar a atenção ao que é importante para a resolução, e não priorizar o que não levará ao resultado esperado.

Reconhecimento de padrões

Outro princípio é o reconhecimento de padrões, ou seja, de características comuns em algo. Esse tipo de habilidade é fundamental para identificar similaridades e tendências, de forma a encontrar respostas mais rápidas. Um exemplo é identificar uma música pela ordem das notas tocadas no início.

Pensamento algorítmico

Algorítmico é uma expressão ligada ao conceito de computação, visto que a própria internet e as redes sociais utilizam bastante. Porém, no caso do pensamento computacional, o processo é um pouco diferente. Aqui, tem relação com a elaboração de passos para se alcançar um objetivo.

Qual é a importância?

Conheça uma forma de pensar e resolver problemas usando uma visão computacional
Crédito: Cottonbro/PexelsConheça uma forma de pensar e resolver problemas usando uma visão computacional

Como pudemos ver, o pensamento computacional oferece uma visão mais lógica das situações complexas. Quando pensamos no ensino, ele pode auxiliar jovens a ter um desenvolvimento sociocognitivo muito maior.

Afinal, ele estimula que se olhe para os problemas de uma maneira racional, identificando padrões, fazendo associações e, a partir daí, encontrando uma resposta. Além disso, é uma forma de condicioná-los a aplicar fundamentos no dia a dia que só estavam relacionados à computação.


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Fonte: Catraca Livre 

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