Pular para o conteúdo principal

7 lugares perto de São Paulo para escapar no fim de semana

Por:  Bruna Amaral


Todo mundo sempre quer dar um jeito de passar dias de descanso longe de casa. Como nem sempre dá pra tirar férias, fizemos um guia com seis lugares para viajar em São Paulo a menos de 300 km da capital, para viagens de fim de semana. A seleção está dividida em quatro categorias: serra, descanso, aventura e praia.

SERRA

 Uma pousada design em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão

A cidade serrana fica a apenas 170,2 km da capital. Com boa gastronomia e uma arquitetura apaixonante, a Campos do Jordão é uma ótima opção de passeio de fim de semana para quem curte programas ao ar livre e contato com a natureza.

Um passeio imperdível é curtir a vista do Morro do Elefante, que fica a 1.800 metros acima no nível do mar e rende uma das mais belas vistas da cidade. Dá para ir por terra ou por ar. O famoso teleférico que existe há mais de 40 anos em Campos do Jordão leva até o topo do morro.

Onde Ficar em Campos do Jordão

pousada vila natal campos jordao viagem de fim de semana sp
A Pousada Design de Charme Vila Natal é decorada com muito estilo e tem vista para as montanhas de Campos do Jodão. O café da manhã vai até o meio-dia com uma grande oferta de queijo e, para acompanhar, prosecco.
Ideal para casais, a Vila Natal só aceita hóspedes maiores de 16 anos. Se você estiver visitando a cidade durante o inverno, vai adorar poder relaxar na sala com lareira.
:

DESCANSO

Um deck com vista em Águas de Lindóia

O que fazer em Águas de Lindoia

A 192,7 km de São Paulo, Águas de Lindoia é conhecida pelos banhos terapêuticos. Mas além do programa mais wellness, com massagens, sauna, duchas escocesas, a região também oferece um parque aquático com piscinas e toboáguas.

Se você quiser fugir do óbvio no passeio de fim de semana, ainda dá para fazer passeios pelas propriedades rurais, cavalgadas, desfrutar da natureza ou simplesmente aproveitar as guloseimas da região. O morro Pelado é um dos programas imperdíveis, do alto dos seus 1.400 metros de altitude é possível ter uma bela vista da região.

Onde Ficar em Águas de Lindoia

lugares perto de sao paulo fim de semana pousada morro verde aguas de lindoia
Pousada Morro Verde fica no alto da serra da Mantiqueira a menos de 5 minutos do centro em Águas de Lindoia. De lá, você vai ter uma uma vista privilegiada da região uma grande área verde e um deck para alimentação onde os hospedes podem apreciar a vista. É o lugar perfeito para passar momentos de tranquilidade e lazer em um fim de semana de passeio fora de São Paulo.


AVENTURA

Um eco resort em Brotas

O que fazer em Brotas

Pertinho da capital, fica Brotas com sua extensa lista de atividades para quem gosta de aventuras. Quer uma pequena demonstração? Rafting, tirolesa, boia cross, quadriciclo, trekking, canionismo, arvorismo, tudo isso é oferecido por várias agências especializadas em turismo de aventura por lá.

Onde Ficar em Brotas

lugares perto de sao paulo fim de semana recanto alvorada
Recanto Alvorada Eco Resort é um hotel que oferece atividades que foram pensadas para agradar a todo o tipo de hóspedes. Rodeado de muita natureza, lagos, gramados bem cuidados, horta e alguns bichos, o hotel também oferece passeios de caiaque, stand up paddle no lago e muito mais. O Eco Resort também é equipado com quadras para jogar basquete, futebol, vôlei e equipamento com instruções para praticar arco e flecha. Tudo isso com toda a infraestrutura que um hotel do porte oferece. Ou seja, uma ótima opção para fugir em um fim de semana de verão.


PRAIA

Um hotel boutique longe da agiatação em Ilhabela

lugares perto de sao paulo fim de semana ilhabela
Praia do Jabaquara. Foto: Ronald Izoldi

O que fazer em Ilhabela

Ilhabela é um dos destinos praianos preferidos dos moradores de São Paulo e, por ficar só a 208,7 km da capital, é uma ótima opção para o fim de semana. A cidade oferece praias, cachoeiras e montanhas em um lugar só.

Além disso, Ilhabela ainda tem o charme de uma cidade pequena, mas com toda infraestrutura. São 42 praias paradisíacas e é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta.

Onde Ficar em Ilhabela

kalango hotel ilhabela
Kalango Hotel Boutique fica ao lado do Parque Estadual de Ilhabela. Assim, você desfruta do contato direto com a natureza, sem abrir mão do conforto e comodidade. A localização privilegiada permite fácil acesso ao centro comercial (Perequê), ao centro histórico (Vila) e às praias e cachoeiras da ilha. Longe da agitação, mas perto de tudo, é perfeito para quem quer relaxar e recarregar as energias. O hotel também é engajado com as práticas sustentáveis: aqui se faz captação de água da chuva, uso de energia solar, deck 100% ecológico e 80% de sua área é preservada.



Uma pousada com churrasqueira em Bertioga

Foto: © Jurema Oliveira – Commons Wikimedia (CC BY-SA 3.0)

O que fazer em Bertioga

A cidade a 123,5 km de São Paulo é um destino favorável para passar o fim de semana e reúne atividade e programas para pessoas dos mais variados estilos. Além da praia com boa infraestrutura, Bertioga ainda conta com restaurantes e hospedagens.

Apesar de urbanizada, a região ainda conta com uma natureza privilegiada bem aos pés da Serra do Mar e com boa parte de sua área verde protegida. Bertioga também é um bom destino para fazer trilhas em meio à mata Atlântica, passear por cachoeiras e descobrir os rios para a prática de canoagem.

Onde Ficar em Bertioga

bertioga viagem de fim de semana sp costa da riviera
A 600 metros da praia, fica a Pousada Costa Riviera. A localização perfeita para um fim de semana de folga fora de São Paulo. Por lá, você não vai precisar se preocupar com o café da manhã, por exemplo, a refeição é servida no estilo colonial e é gratuita. Outra comodidade é a possibilidade de fazer check-in e check-out a qualquer hora do dia ou da noite. A pousada ainda oferece churrasqueiras, piscinas climatizadas adulto e infantil e uma jacuzzi.

Um hotel estilo mediterrâneao no Guarujá

lugares perto de sao paulo fim de semana guaruja
Foto: Guarujá, Setur / Divulgação

O que fazer no Guarujá

Apenas 87,1 km separam Guarujá de São Paulo, o que torna o destino super concorrido e badalado durante os fins de semana das férias de verão. Ainda assim, Guarujá guarda praias selvagens e lindas, como as praias Branca e Preta e Camburi.

Já para quem curte uma pegada mais urbanizada, as  praias de Pitangueiras, Enseada e Pernambuco são a pedida com infraestrutura de bares e serviços.

Onde Ficar em Guarujá

viagem de fim de semana sp piscina hotel guaruja Villa di Verona
Villa di Verona oferece um espaço agradável com excelente custo-benefício, para recarregar as energias em um fim de semana longe de São Paulo. O hotel fica perto da praia da Enseada em Guarujá e tem uma arquitetura e decoração inspiradas nas Villas da costa mediterrânea, com sacadas com flores, fontes e jardins. O hotel ainda tem piscina com cascata, jacuzzi com hidromassagem, quiosque para churrasco, estacionamento privativo e cozinha compartilhada com utensílios para uso dos hóspedes.


Uma hospedaria aconhegante em Ubatuba

lugares perto de sao paulo fim de semana ubatuba
Foto: Secretaria de Turismo Governo do Estado de São Paulo

O que fazer em Ubatuba

Quem pensa na imensidão de concreto de São Paulo jamais imagina que só a 223 km da cidade fica Ubatuba com suas 102 praias. Espalhadas pelo município, as praias de Ubatuba possuem enseadas e baías de águas verdes e azuis acompanhadas pela Serra do Mar.

É um ótimo destino para a prática de mergulho e possui natureza para todos os lados com muitas trilhas e cachoeiras. Para quem curte passeios de barco, os recantos mais isolados de Ubatuba são uma ótima pedida.

Onde Ficar em Ubatuba

hospedaria cristama viagem de fim de semana sp ubatuba
Com quartos ensolarados bem equipados, mas simples, a Hospedaria Cristama é um ótimo lugar para quem quer dormir sentindo a brisa do mar no fim de semana. Com localização privilegiada, os hóspedes precisam caminhar apenas duas quadras para chegarem na Praia Grande de Ubatuba. A hospedaria ainda oferece trilha, mirante com vista para a praia. O staff também é um dos diferenciais: sempre pronto para ajudar na busca da melhor praia, onde comer ou quais os melhores passeios.

Fonte: Catraca Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito