Fundação Florestal tem programação especial no Dia Mundial da Água.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os recursos naturais, Unidades de Conservação do Estado terão atrações gratuitas


Confira a programação:
 Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), a Fundação Florestal terá uma programação diversificada para falar sobre o tema e conscientizar a população. Serão realizadas palestras, atividades lúdicas, trilhas, exposições, contação de histórias e muito mais nas diversas Unidades de Conservação no Estado de São Paulo.
O Parque Estadual Juquery (PEJy) realizará durante todo o dia a VI Megaoperação de Limpeza do Reservatório Juquery/ Paulo Paiva Castro, no município de Franco da Rocha. O evento tem o objetivo de fiscalizar, monitorar e retirar resíduos descartados de forma irregular ao longo dos 8 km da represa dentro dos limites desta Unidade de Conservação de Proteção Integral. Para mais informações, ligue: (11) 4449.5545.
Na última edição do evento, que reuniu cerca de 480 pessoas, foram retiradas cerca de seis toneladas de resíduos sólidos descartados de forma irregular ao longo das margens da represa. O Reservatório Juquery/Paulo de Paiva Castro é responsável pelo abastecimento de mais de seis milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) realizará a exposição “Proteja os Mananciais”, que busca esclarecer o que é um manancial e qual a importância de protegê-lo. Também apresenta as principais ameaças à produção de água de qualidade e em quantidade para o consumo, além de algumas alternativas à sua recuperação e preservação. O evento é gratuito e aberto ao público e acontece nesta quarta-feira (22), das 8h30 às 17h.  Para mais informações, ligue: (12) 3882-5999.
Núcleo Picinguaba do PESM em Ubatuba realizará a “II Semana Temática das Águas e Florestas”. O evento contará com a participação das escolas municipais da Vila da Picinguaba e Cambury, em atividades de trilhas interpretativas e plantio de mudas nativas. Além disso, também acontecerão atividades abertas ao público, como exibição de filmes e palestras.
No dia 23, às 14h, o público em geral poderá assistir ao filme “A Lei da Água”, seguido de uma roda de conversa sobre o tema. No dia 24, às 14h, acontece a palestra “Dinâmica e estrutura de populações vegetais”, com o pesquisador Lucas Rosa, da UNICAMP. Para mais informações, escreva para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br .
No Núcleo Padre Dória (NPDOR), as atividades do Dia Mundial da Água coincidirão com as comemorações do aniversário de criação do núcleo, que completa três anos no dia 25. Até 26 de março, o Parque realizará atividades de educação ambiental, trilhas, exposições temáticas e roda de conversa.
Até dia 24, escolas de Salesópolis receberão a exposição “Água na Medida Certa” e “Proteja os Mananciais”, com conceitos sobre a quantidade de água no planeta, sua importância e tratamento. No dia 25, às 8h, acontecem atividades de educação ambiental na Trilha do Guardião, além de uma roda de conversa com a comunidade do entorno e exposição “Eco Cidadão”, na Sede da Associação do Bairro do Pintos (UMAP).
No dia 26 de março, às 9h, acontece uma atividade de educação ambiental aberta ao público, mediante agendamento prévio na Trilha do Guardião. Os participantes também poderão apreciar as exposições “Água na Medida Certa”, “Proteja os Mananciais” e “Eco Cidadão” da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As vagas são limitadas. O agendamento deve ser feito até o dia 24 de março, pelo e-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Para mais informações, ligue (11) 4696-0981, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar tem o Dia da Água como data comemorativa inserida no Projeto “Agenda Ambiental”, que trabalha com alunos das escolas municipais e estaduais de Cunha. Em sua sexta edição, o evento acontecerá nesta quarta-feira (22), das 8h às 11h. A Unidade de Conservação receberá alunos de sua zona de amortecimento para atividades como palestras, exibição de vídeos educativos e um passeio pelo parque. Para mais informações, ligue (12) 3111 1818 ou (12) 3111 2353.
Parque Estadual Campos do Jordão realizará a “Oficina Dia da Água 2017”, direcionada para professores. A capacitação promove o conhecimento sobre a hidrologia da Bacia do Rio Grande, onde o município está inserido. A oficina acontece de 25 a 27 de março, das 9h às 11h e das 9h às 17h, no próprio parque.
A ideia é estimular a abordagem do assunto na grade curricular. Serão abordados os temas: Princípios da hidrologia e conhecimentos da Bacia do Rio Grande e Rio Sapucaí; A água no município; Os impactos da urbanização e suas atividades sobre a rede hidrográfica natural e recuperação de rios e Projetos pedagógicos relacionados.
Ao final, será realizado um Workshop de exposição dos trabalhos e debate sobre resultados. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de março pelos telefones (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804. Atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito