Crianças com até 5 anos ganham duas novas vacinas



A partir de sábado, Ministério da Saúde passa a oferecer a injeção contra a paralisia infantil e a dose pentavalente, que protege contra cinco doenças

A partir do próximo sábado (18), o Ministério da Saúde vai oferecer duas novas vacinas às crianças com menos de 5 anos. A pentavalente (dose 5 em 1, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B) e a Vacina Inativada Poliomielite (que deixa de ser em gotinha e passa a ser aplicada em injeção) entraram para o calendário básico de criança.

De acordo com o anúncio do Ministério, durante uma semana (entre 18 e 24 deste mês) será realizada uma “megacampanha em massa”. Além das novas imunizações, também serão aplicadas todas as vacinas atrasadas nas crianças.

Estarão disponíveis nesta ação todas as vacinas BCG, hepatite B, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Além da atualização da caderneta vacinal, as crianças menores de cinco anos – moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais – receberão um suplemento de vitamina A. A medida tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Para a operacionalização desta campanha, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões. Aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças.

O novo calendário fica assim:

2 meses de idade: vacina 5 em 1 e injeção contra a pólio
4 meses de idade: vacina 5 em 1 e injeção contra a pólio
6 meses de idade: vacina 5 em 1 e gotinha contra a pólio
15 meses: gotinha contra a pólio
Até completar 5 anos: Anualmente, gotinha contra a pólio


Veja o calendário completo de vacinação para menores de 5 anos, clique aqui.

Saiba o que é a vacina 5 em 1

Uma única dose, chamada de pentavalente, vai proteger contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b e hepatite B. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

“É uma medida que segue a tendência internacional de agregar em uma única aplicação a proteção contra o maior número de doenças possíveis”, afirmou Jarbas Barbosa, Secretário de Atenção à Saúde do Ministério.

“Além de fazer com que a criança receba uma picada a menos, reduzimos custos de logística e armazenamento. A economia esperada com essa alteração é de R$ 700 mil por ano.”

Outra novidade no calendário é que a proteção contra a poliomelite, também chamada de paralisia infantil, será oferecida por injeção e não só por via oral.

Fonte: IG


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito