Escolha seu candidato e ajude outras pessoas a fazer o mesmo


“Você já tem candidato pra essas eleições?”. Se você ainda foi abordado com essa pergunta, com certeza vai se deparar com ela em algum momento até outubro. O site Repolítica, no ar desde 2010 e recentemente financiado no Catarse, tem como ideia central ajudar o eleitor a tomar essa decisão.

reprodução
A previsão é que esse ano sejam por volta de 400 mil candidatos por todo o Brasil.
O site oferece ao usuário uma avaliação dos candidatos feita de maneira colaborativa. Além de contar com um mecanismo de busca que destaca candidatos de acordo com critérios como: prioridades, quanto dinheiro gasto acima da média, faltas e outros.
A ideia de criar o Repolítica surgiu em 2008, depois das eleições, decorrente das dificuldades que os designers Daniel Veloso e Rodrigo Rego tiveram para escolher o candidato. Inicialmente queriam formar uma ONG como a Transparência Brasil, atual parceira do site. E assim desenvolver um sistema com informações sobre os candidatos que ajudasse as pessoas a escolher o seu.
Os detalhes operacionais foram sendo acertados durante o ano de 2009, quando os programadores Eduardo Nicodemos e Raphael Leng Li. Com o time completo, o site foi concluído em junho de 2010 e rapidamente se tornou uma ferramenta com 600 candidatos com propostas incluídas e 150 mil usuários cadastrados.
Após as eleições, os criadores começaram a desenvolver maneiras de viabilizar a iniciativa para o ano de 2012. A alternativa encontrada foi o financiamento através do Catarse. A ideia principal é que com a popularização da plataforma, ela não apenas seja um painel com as informações dos candidatos, mas se torne um canal direto de dialogo entre políticos e eleitores. A previsão é que esse ano sejam por volta de 400 mil candidatos por todo o Brasil.
Matéria originalmente publicada no Open City.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito