Banco Comunitário (idéia a se copiar)


Banco Comunitário União Sampaio: moeda paralela fortalece comunidade de SPMarina Franco - 23/07/2012 às 15:12

Um projeto bacana de microfinança, que há três anos tem fortalecido a economia da comunidade Jardim Maria Sampaio, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, espera conseguir financiamento coletivo para fortalecer suas ações e atender mais moradores da região. Trata-se do Banco Comunitário União Sampaio*, que oferece empréstimos sem juros às pessoas que não têm acesso aos financiamentos de bancos tradicionais.

Inspirado no conceito de microcrédito, criado pelo indiano Muhammad Yunus – que, por isso, ganhou o Nobel da Paz em 2006 -, o Banco Comunitário União Sampaio oferece serviços que já beneficiaram, diretamente, 1200 moradores da comunidade. E a demanda está crescendo. Tanto que, agora, o Banco espera atingir um público maior com o projeto postado no Catarse, plataforma de crowdfunding. Qualquer um pode contribuir!
O empréstimo do Banco Comunitário União Sampaio é feito em uma moeda local – chamada Sampaio e que equivale ao Real –, aceita em diversos estabelecimentos do bairro, como mercado, açougue, cabelereiro, drogaria e floricultura. Assim, o dinheiro circula na própria comunidade, aquece a economia local, a faz crescer e acaba fomentando novos empreendedores na região.
fonte: blog da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito