quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Kenguru: o carro elétrico compacto para cadeirantes


Kenguru
Por: Débora Spitzcovsky

Podem dar as boas-vindas aos usuários de cadeiras de rodas nos debates a respeito do melhor tipo de carro para se locomover nas cidades. Agora, os cadeirantes têm opção: a Community Car’s, empresa independente do Texas, nos EUA, desenvolveu o Kenguruveículo elétrico projetado exclusivamente para esse público. 

Compacto, o carro – que, segundo a fabricante, é o primeiro elétrico para cadeirantes a ser vendido no mercado – mede pouco mais de dois metros e é capaz de andar até 110 km, a uma velocidade de 45 km/h, sem precisar recarregar suas baterias de íon-lítio.
A principal diferença do Kenguru para os elétricos desenvolvidos para pessoas sem dificuldades de locomoção é que ele não possui banco de motorista, porque a cadeira de rodas é o próprio banco. Para entrar no carro, o usuário precisa, apenas, acionar a porta traseira por meio de controle remoto e pressionar uma alavanca. Imediatamente, uma rampa sai de dentro do carro e conduz o motorista – em sua cadeira de rodas! – para seu interior, em frente ao volante (entenda melhor no vídeo, abaixo). Na hora de dirigir, os comandos são todos dados com as mãos. 
Por enquanto, o Kenguru é vendido, por US$ 25 mil, em apenas algumas regiões dos Estados Unidos e ainda não há previsão de exportação para o Brasil. Ainda assim, o carro serve de inspiração para outras empresas fabricantes de elétricos e é mais uma vitória para os usuários de cadeiras de rodas – além de, cá entre nós, ser o sonho de qualquer um que tenha dificuldades em fazer balizas para estacionar…

Postar um comentário