Podcasts debatem temas de interesse público.

 por  EM 

 

Confira uma curadoria especial do redeGIFE com dicas de programas que abordam questões que estão no radar do investimento social e da filantropia.

 

A Terra é Redonda

Podcast de Ciência da Revista Piauí, o programa aborda temas que estão na ordem do dia, como a volta do sarampo, a liberação recorde de agrotóxicos ou o aquecimento global. Por conta da Covid-19, alguns episódios se dedicaram ao vírus, como o Desnorteados, que fala sobre o impacto da pandemia sobre os povos e ecossistemas da Amazônia. Acesse.

Aqui se faz, AQUI SE DOA!

Podcast sobre cultura de doação produzido pelo Instituto MOL em parceria com o Movimento Bem Maior. Toda semana, os empreendedores sociais Artur Louback e Roberta Faria apresentam personagens importantes do cenário da filantropia no Brasil, jogam luz sobre números e fatos relacionados ao tema e sugerem opções criativas e inovadoras para fazer boas ações. Confira.

As Árvores Somos Nozes

Produzido pelo Greenpeace Brasil, o programa debate os principais desafios ambientais do país, divulgando notícias e decisões políticas que ameaçam as florestas brasileiras e dando destaque a iniciativas daqueles que se mobilizam por um mundo mais verde. Ouça.

Copiô Parente

Produzido pelo Instituto Socioambiental (ISA), o podcast conta com a participação de indígenas, quilombolas e extrativistas, trazendo os destaques da semana sobre os povos da floresta. Confira.

Deixa que Eu Conto Afro-Brasileiro

Uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a iniciativa compreende um conjunto de programas voltados a famílias e crianças, em especial entre zero e oito anos. Os episódios são apresentados por artistas populares, cantores e contadores de histórias e trazem músicas, brincadeiras, atividades e histórias inspiradas na cultura afro-brasileira. Acesse.

Fronteiras da Ação Coletiva

Nova série do Podcast GIFE compõe a programação do 11º Congresso GIFE. Composta por dez episódios que serão lançados semanalmente de janeiro a março, a série aborda temas e reúne vozes da filantropia, do investimento social e da ação cidadã no Brasil para debater sobre os horizontes do setor e suas contribuições para os desafios da agenda pública do país. No começo de abril, será lançado um episódio extra sobre o balanço de todo o trilho de atividades do Congresso. Acesse.

Guilhotina | Periferias de São Paulo

Esta série de três episódios do podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, produzida em parceria com a Fundação Tide Setubal, reúne autoras e autores da pesquisa Periferias de São Paulo: heterogeneidade e novas formas de vida coletiva. Coordenada pela antropóloga Teresa Pires do Rio Caldeira e realizada por Artur Santoro, Danielle Regina de Oliveira, Katia Ramalho Gomes, Luiz Paulo Ferreira Santiago, Mayara Amaral dos Santos e Renata Adriana de Sousa, a pesquisa analisa as dinâmicas e transformações em curso nas periferias da cidade e contou com o apoio da Fundação Tide Setubal, Cepesp/FGV, Universidade de Berkeley, FAPESP e NEV-USP. Os programas fazem parte de um especial produzido pelo Le MondeOuça.

Hubcast

O canal traz episódios sobre empreendedorismo, sustentabilidade e impacto social e ambiental, convidando agentes do ecossistema para participar e abordar temas relevantes da área. A iniciativa é do Impact Hub Brasil, que faz parte de uma organização global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios e impacto. Confira.

InovaSocial

O podcast é uma iniciativa do Instituto Sabin desenvolvida pela Citrus Consultoria com o objetivo de disseminar e fomentar conteúdos sobre inovação social. Acesse.

Podcast do Impacto

Uma iniciativa da Phomenta em parceria com Itaú Social, o programa recebe empreendedores, lideranças do terceiro setor e gestores de organizações da sociedade civil para uma conversa descontraída a partir das histórias reais de quem está na linha de frente. Confira.

Revoar

Podcast do LAUT, o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, é uma produção da Rádio Novelo e explora diálogos sobre liberdade e autoritarismo. Acesse.

Único

Especialistas do Mattos Filho analisam os principais temas jurídicos da atualidade e apontam soluções inovadoras para o dia a dia das empresas de todos os setores da economia. Confira.

Vidas Negras

Com produção da Rádio Novelo, o projeto conta com maioria de produtores e pesquisadores negros nos bastidores e tem como propósito registrar a vida das pessoas negras no Brasil, uma vez que essa população é a que mais sofre com o apagamento de suas histórias e origens. Ao longos dos episódios semanais, o jornalista Tiago Rogero analisa e entrelaça a trajetória e a obra de personalidades da história e da atualidade. Acesse.

Fonte: Gife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito