Como inspirar (e não pressionar) estudantes a escolher um curso superior
Enem, vestibulares, cursos técnicos, intercâmbio... as primeiras escolhas da vida não são fáceis
Adolescentes, que já costumam ter diversas questões pessoais em mente, podem apresentar dificuldade em decidir qual o curso superior ingressar. Por isso, o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu dicas para ajudar nesse passo importante para os jovens.
Ajude a avaliar as opções
Ter acesso a uma avalanche informações pode ser uma bênção e uma maldição! Com tantas opções de faculdades é fácil ficar indeciso. Nesse processo, é primordial saber garimpar dados e procurar boas referências. Você pode ajudar seu filho nessa pesquisa, mostrando como avaliar os prós e contras de cada curso para refinar suas possibilidades.
É possível iniciar esse processo mais cedo, ensinando os adolescentes a avaliarem variáveis em outros espectros da vida. Na visão de Augusto Cury, eles “devem também participar das decisões familiares, como a compra do carro, o roteiro das viagens, a ida a restaurantes, e até no orçamento familiar. Precisam aprender a fazer escolhas. Assim aprenderão uma dura lição: toda escolha implica perdas e ganhos”.
Incentive o autoconhecimento
Para escolher a carreira ideal, é importante saber das capacidades e potencialidades como também das dificuldades e fraquezas. Para quem está em processo de consolidação da personalidade, conhecer a si próprio pode não ser tão simples. Alguns limites ainda não foram testados e desafios nem sonhados.
Nessa jornada, ninguém melhor que a família para ajudar! Você conhece bem seu filho e sabe de fatos do seu desenvolvimento que ele sequer se lembra. É o momento de valorizar as características positivas que lhe fogem à percepção e ser realista quanto às dificuldades.
Comentários
Postar um comentário