Inscrições abertas: curso de Extensão Cultural sobre dramaturgismo

Estão abertas, a partir de hoje (12), as inscrições para o curso gratuito “Dramaturgismo no século XXI: procedimentos”, promovido pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação da Artes do Palco, de 1 a 28 de abril.


Orientado pela dramaturga, pesquisadora, professora e crítica teatral portuguesa Ana Pais, o curso propõe uma abordagem teórica e prática da dramaturgia como modo de estruturar o sentido de um espetáculo, bem como de outros objetos e discursos artísticos, sociais e políticos.

Com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22, na Sede Roosevelt da Escola, o curso pretende contextualizar a evolução do termo dramaturgia começando com Aristóteles (texto dramático), Brecht (adaptação, montagem e revisão dos clássicos), passando pela Performance Art (criações coletivas e o dramaturgista como colaborador) e por encenadores e coreógrafos contemporâneos (dramaturgias centradas no processo), analisando algumas das suas obras. 

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Também serão caracterizadas as práticas e funções do dramaturgista correspondentes. Com esta informação e mediante uma discussão alargada sobre possíveis objetos, métodos e abordagens, cada aluno desenvolverá uma pesquisa dramatúrgica para um projeto criativo, a ser apresentada em aula no final do curso.

As inscrições devem ser feitas aqui no portal até o dia 23 de março. A divulgação dos aprovados acontecerá no dia 26 de março, e as matrículas, também online, serão feitas entre os dias 27 e 28 deste mês. 

Sobre a orientadora
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, obteve o grau de Mestre em Estudos de Teatro, em 2002, na mesma Universidade. Ainda em 2002, inicia no jornal Público a atividade de crítica de teatro, que viria a desempenhar, em 2003, no Expresso.

Em 2004, publica “O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas” (Edições Colibri), com prefácio de André Lepecki. 

Desde 2000, participa em colóquios nacionais e internacionais, tendo publicado vários artigos. Foi membro do júri do Prémio da Crítica da APCT nas edições de 2003, 2006 e 2007. Entre 2005 e 2010, lecionou na Escola Superior de Teatro e Cinema e, durante um ano, foi professora convidada da Universidade de Évora. Como dramaturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal (João Brites, Miguel Seabra, Tiago Rodrigues, Rui Horta e Miguel Pereira).

Atualmente, termina o programa de doutoramento em Estudos de Teatro na Universidade de Lisboa sobre o tópico: “Comoção: os ritmos afetivos do acontecimento teatral”. No âmbito deste programa, foi visiting scholar na NYU – Tisch School of the Arts, entre 2011 e 2012.

Serviço
Inscrições para o curso “Dramaturgismo no século XXI: procedimentos”, com Ana Pais
Quando: Até 23/3 
Tel.: (11) 3775-8600
Grátis


Fonte:spescoladeteatro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito