Como pesquisar TCCs no Dedalus

Com certa frequência alunos de graduação  que estão elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vêm à Biblioteca pesquisar por TCCs de outros estudantes do mesmo curso.
Para muitos, esta é uma possibilidade de observar aquilo que é exigido em uma monografia de conclusão de curso, sua formatação, quais  temas vêm sendo discutidos bem como as diferentes abordagens.

A Biblioteca da ECA mantêm no acervo todos os TCCs que são enviados pelos Departamentos da Escola. A partir de meados dos anos 2000 passamos a receber somente a versão digital dos TCCs, que pode ser acessada por meio do Dedalus.
Neste post  iremos mostrar como pesquisar por TCCs,  sejam eles impressos ou digitais, quando você não sabe o nome do autor ou o título, mas está interessado em conhecer os TCCs de seu curso de uma forma mais ampla.

Mas antes de começar, um alerta importante:   No campo ”Tipo de material” existe um filtro para pesquisa denominado “trabalho de conclusão de curso – TCC”, todavia, esta opção não está habilitada. Portanto, não trará resultados. A forma que apresentaremos a seguir, no momento, é o caminho viável para realizar este tipo de pesquisa no Dedalus.
Na página inicial selecione a opção “Avançada”

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Em seguida abrirá uma tela que apresenta mais opções de pesquisa. Em “campo para busca” selecione a opção “Notas” e digite o termo “trabalho conclusão curso” e um termo que represente o Departamento de seu curso de graduação (Ex: Música, Biblioteconomia, Artes Plásticas, Artes Cênicas)

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Após clicar em “ok” será apresentada a quantidade de registros recuperados,  que é aquele número mostrado em “total”, no canto direito da tela, conforme sinalizado na figura acima. Basta clicar no número de registros e você será remetido aos resultados
Também é possível delimitar a pesquisa por ano. Veja na figura abaixo um exemplo de como  pesquisar TCCs em Biblioteconomia com datas entre 2010 e 2013

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Ao efetuar a pesquisa e clicar no número de registros recuperados, você será remetido aos resultados.  Se interessar, é possível salvar  ou enviar para um  email a lista com todos os registros. Para isto clique na opção “Salvar/email” no topo da tela

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Basta seguir as instruções que surgirão e salvar um arquivo em word ou receber via email.
Este caminho para pesquisa, na realidade, recupera os registros pelo Departamento e não pelo curso. Assim os resultados somente serão representativos de um único curso de graduação na medida em que o Departamento possuir apenas um curso como:  CMU – somente Música, CBD Biblioteconomia etc. Para departamentos com mais de um curso, como o  CJE (Jornalismo e Editoração), o CRP (Relações públicas, Propaganda e Turismo) etc., a busca recupera monografias de todos os cursos correspondentes ao Departamento.

Uma dica importante: Muitas vezes para refinar nossas pesquisas, selecionamos  em “Base para busca” o nome da Biblioteca em que procuramos o material. Porém este recurso não funciona com itens digitais. Logo, na pesquisa de TCCs não utilize, a menos que esteja somente pesquisando pelos TCCs impressos.


Fonte: Biblioteca da ECA / USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito