Aprenda a Montar uma Horta em Casa

Saber usar os recursos naturais para atender nossas necessidades tornou-se imprescindível nos dias atuais. O fato do Brasil deter 13% das reservas de água doce do Planeta, somado à oferta dos recursos naturais, gerou a crença de inesgotabilidade, e com isso, muitos ainda adotam uma postura descomprometida com a proteção e o equilíbrio ecológico.
Para contribuir com a conscientização ambiental, o Acessa SP oferece gratuitamente minicursos que tratam de diferentes práticas sustentáveis.
Minicursos oferecem dicas de mudanças de hábitos indispensáveis para a preservação do planeta
Os minicursos são gratuitos e podem ser acessados no portal do Programa. Para o cidadão que não possui acesso à internet, ou tem dificuldade para manusear um computador, o Acessa SP coloca à disposição 840 postos no Estado, sendo que em cada um deles há ao menos um monitor capacitado e disponível para atender suas demandas.
Ao todo são 32 opções de Minicursos oferecidos. Entre os temas que abordam práticas sustentáveis estão: “Dicas para uma vida sustentável”; “Alimente-se bem sem desperdícios”; “Como fazer uma horta” e “Faça o tempo render”. Para cursá-los, basta inscrever-se e escolher o assunto de interesse. Uma vez inscrito, o usuário tem livre acesso para cursar todos os conteúdos disponíveis.
“Como fazer uma horta” é uma das opções de minicursos do Acessa SP
Sustentabilidade
Com a escassez da água, um dos temas mais discutidos atualmente têm sido a sustentabilidade, que consiste em ações e atitudes que visam suprir as necessidades humanas, sem comprometer o futuro das próximas gerações, utilizando os recursos naturais de forma inteligente.
O minicurso “Dicas para uma vida sustentável” foi dividido em cinco lições que trazem diversos exemplos de práticas sustentáveis, capazes de contribuir diretamente com a preservação do planeta, entre elas: consumo consciente, descarte adequado do lixo, como evitar a poluição do ar, dicas para economizar energia elétrica e como evitar o desperdício da água.
Práticas sustentáveis tornaram-se essenciais para a preservação do meio ambiente
“Alertar sobre práticas sustentáveis deixaram de ser apenas uma tarefa dos governos, universidades e ONGs e passaram a ser  missão de cada cidadão. O objetivo dos minicursos é conscientizar os usuários do Programa e torná-los agentes multiplicadores da informação e transformadores do meio em que vivem, pois são atitudes locais que geram reflexos globais”, destaca o superintendente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto.
O Acessa SP conta com 840 postos ativos e 217 em implantação. O Programa chegou até as comunidades mais distantes, já são 36 Acessas Rurais em funcionamento e outros 72 sendo implantados em diversas regiões do Estado.
Para este ano, os usuários do Programa podem esperar mais novidades para a área ambiental. O Acessa Verde é um dos projetos em pauta. A novidade inclui o desenvolvimento de novos cursos on-line, e terá como principal público, usuários das unidades rurais.
Acessa Verde é uma das novidades do Programa e está sendo criado para beneficiar pequenos e médios produtores
Adquirindo hábitos sustentáveis
Outros minicursos oferecidos pelo Programa complementam ações sustentáveis que podem ser adotas por todos, como: “Alimente-se sem desperdícios”, que ensina o usuário a adquirir bons hábitos alimentares, comendo bem e de forma econômica, evitando o desperdício e aproveitando ao máximo os nutrientes dos alimentos.
Outra prática sustentável ensinada é “Como fazer uma horta”, que propõe o cultivo da própria horta através do uso de materiais recicláveis, como caixas de leite, por exemplo. O minicurso gera benefícios como economia e qualidade de vida, e a prática adotada pode inclusive, gerar renda extra para o cultivador.
Minicurso ensina usuário a adquirir bons hábitos alimentares evitando o desperdício
Práticas sustentáveis também podem ser vistas no minicurso “Faça o tempo render”, que possibilita que o usuário reflita sobre hábitos que podem ser evitados para melhorar a qualidade de vida e organizar o dia a dia.
Mais dicas
Outros portais do Governo do Estado que podem ser acessados nos postos Acessa SP ou pelos próprios dispositivos dos usuários em nossos pontos de wifi, também trazem informações sobre o meio ambiente. No portal daCoordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI – por exemplo, é possível encontrar informações como: Previsão do Tempo, Cadeias Produtivas, Infosecas, Médias de Chuvas e Preços Agrícolas -.
Já para quem tem interesse em especializar-se em temas ambientais, algumas opções de pós-graduação podem ser encontradas no portal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.  A aba “ensino” dá acesso às opções de pós-graduação na área ambiental.
Minicursos do Acessa SP
Os minicursos são disponibilizados aos usuários do Acessa SP desde 2002 e já possuem mais de 115 mil cadastrados, incentivando a educação à distância com temas aplicáveis no dia a dia. Os conteúdos incluem áudios, imagens, ilustrações, lições, testes e links externos.
Você chegou ao lugar certo para aprender, a distância, sobre os mais variados assuntos. Os minicursos são gratuitos e divididos entre três e cinco aulas. Cada aula não leva mais que 15 minutos. Escolha um tema para começar e... aproveite ao máximo!
Entrar no assunto escolhido é fácil: com o mouse, clique sobre o tema escolhido. Em seguida, matricule-se. É só preencher a ficha para transitar livremente. Não precisa pagar nada. Bom aprendizado!
Comissário de Bordo
Comissário de Bordo
Viajar Barato
Viajar Barato
Empreender no Turismo
Empreender no Turismo
Fonte: Acessa SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito