sexta-feira, 13 de março de 2015

Jogo on-line ajuda aprender inglês com músicas

De Beatles a Beyonce, Feel The Music reúne mais de 400 hits e auxilia estudantes do nível básico ao avançado a treinar novo idioma

O que é melhor: aprender inglês com um jogo on-line ou com a música da sua banda favorita? A startup brasileira Backpacker, que oferece soluções para o aprendizado de idiomas em ambiente virtual, uniu os dois métodos noFeel The Music (Sinta a Música, em livre tradução), um game que permite treinar habilidades de compreensão textual e auditiva de língua inglesa, ao mesmo tempo em que o jogador se diverte com os hits do momento.
No game, o usuário pode jogar sozinho ou na opção multiplayer, desafiando outros participantes. O objetivo de cada partida é preencher os trechos que aparecem em branco durante a música. Conforme as palavras são preenchidas corretamente, o jogador recebe pontos que podem ser utilizados para comprar novos hits. Ao finalizar uma música, ele recebe um relatório sobre o seu desempenho, apontando a quantidade de expressões distintas que foram acertadas.
crédito: Detelina Petkova / Fotolia.com
Segundo o engenheiro e empreendedor Caio Braz, criador da Backpacker, ao perguntar para as pessoas sobre a forma como elas conseguiram aprender inglês, as respostas mais comuns faziam referência ao uso de jogos multiplayers ou músicas. “Se as pessoas já estão aprendendo nesse formato, por que a gente não faz um jogo em cima disso?”, defendeu, ao explicar sobre a ideia que deu origem ao game.
O desenvolvimento do jogo foi baseado em conteúdos estabelecidos pelo Common European Framework for Language References (Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas, em livre tradução), uma espécie de guia para apontar os conhecimentos que devem ser adquiridos pelos estudantes em diferentes níveis de aprendizado do idioma. Além de treinar a capacidade de compreensão auditiva, os jogadores também aprendem sobre expressões, preposições, adjetivos e verbos de língua inglesa.
No total são mais de 400 músicas exibidas em vídeos do Youtube que variam entre diferentes estilos, incluindo pop, rock, hiphop e reggae.  A lista de artistas mais tocados inclui nomes como The Beatles, Adele, Beyonce, Coldplay, Katy Perry e Bob Marley. De acordo com Braz, muitas músicas são inseridas no game a partir de sugestões dos próprios usuários. “Tem que ser divertido, mas sempre com um propósito de ensinar”, pontuou.
crédito: divulgação
Os hits também são direcionados e classificados de acordo com o nível do usuário, que pode ser do básico ao avançado. Para isso, são levados em conta alguns critérios como o tempo médio de pronúncia, o grau de dificuldade do vocabulário e a quantidade de trechos repetidos. De acordo com Braz, o aprendizado deve ser factível, ao mesmo tempo em que se torna desafiante. No momento de escolher a palavra correta, por exemplo, o jogador se depara com opções de som parecido, expressões que já foram repetidas durante a música e alternativas identificadas como as que contemplam a maior probabilidade de erros entre os usuários.
Por enquanto o game funciona apenas na versão web. Ele deve ser disponibilizado para Android e IOS durante os próximos meses.  Atualmente, o Feel The Music é completamente gratuito. Porém, a intenção é que futuramente ele ofereça alguns recursos pagos para acelerar o desbloqueio de novas músicas
Fonte: Site PORVIR
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