Consumidores poderão trocar materiais recicláveis por descontos na conta de energia elétrica da AES Eletropaulo

Distribuidora traz para São Paulo projeto que em um mês arrecadou oito toneladas de resíduos no Rio Grande do Sul  

A AES Eletropaulo, empresa do Grupo AES Brasil, lança esta semana o “Recicle Mais, Pague Menos”, projeto de troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia elétrica. Hoje, dia 14 de maio, está sendo inaugurado o primeiro ponto de coleta na comunidade da Vila Guacuri, zona sul de São Paulo.

Além desse local, a concessionária levará o “Recicle Mais, Pague Menos” para mais três regiões na sua área de concessão da cidade até o fim do ano, com o desafio de arrecadar, no total, 200 toneladas de papel, plástico, metal e vidro, contando com o cadastramento de pelo menos 10 mil famílias. “Estamos em busca de mais locais para instalação de pontos de coleta e já confirmamos uma unidade em Heliópolis, que também será lançada em breve”, diz Andrea Santoro Silveira, analista de sustentabilidade da AES Eletropaulo. “O programa depende de pontos adequados para receber um container de seis metros de comprimento e dois e meio de altura, em local de fácil acesso para os moradores”, completa. Ela conta que a meta é de arrecadar 1600 toneladas de resíduos até final de 2014 em 10 pontos de coleta, alcançando cerca de 40 mil clientes cadastrados.

O primeiro ponto de coleta fica na Rua Joaquim Forzano, em frente ao nº 50, na comunidade de Vila Guacuri, na região de Pedreira, e vai funcionar inicialmente às terças e quintas, das 9 às 16 horas. A unidade será instalada em um terreno cedido por uma das sete unidades Casa de Cultura e Cidadania, principal projeto social da AES Brasil, que busca transformar a realidade de milhares pessoas com atividades voltadas à arte, cultura, cidadania, qualidade de vida e geração de renda.

Como vai funcionar – Com foco no desenvolvimento sustentável de comunidades, o “Recicle Mais, Pague Menos” contará com uma dinâmica simples e prática. De posse da última conta de energia elétrica, os interessados se cadastram em um dos pontos de coleta da AES Eletropaulo e recebem um cartão personalizado. Ao levar os resíduos separados para o local do container – que é feito de material reciclado da TetraPak –, o resíduo é pesado e precificado, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem, e a soma é registrada em um terminal eletrônico, que envia a informação para a distribuidora de energia. Os participantes recebem na hora um comprovante com a quantia que será abatida na sua próxima conta de energia elétrica. Não há limite para o desconto – assim, se a pesagem dos resíduos superar o valor da “conta de luz”, por exemplo, o crédito restante vai virar desconto na fatura seguinte. O processo de recebimento, armazenamento e destinação do material coletado é realizado pela empresa Multilixo, especializada em reciclagem, e toda a atividade é supervisionada pela AES Eletropaulo.

Sobre a iniciativa – “O ‘Recicle Mais, pague Menos’ tem impacto positivo direto na renda dos clientes e insere na cadeia de reciclagem materiais que poderiam ser desperdiçados, na forma de lixo não reaproveitado, além de incentivar a prática da cidadania e o uso consciente de recursos naturais”, diz Paulo Camillo Penna, Vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Brasil. Segundo o executivo, o projeto simboliza os esforços do Grupo de “atuar como agente transformador, entendendo, atendendo e antecipando as necessidades de energia elétrica dos seus clientes, com soluções seguras e inovadoras para o desenvolvimento das comunidades nas quais estão presentes”. A ação é resultado do compromisso das empresas da AES Brasil com a sustentabilidade, que se tornou um elemento fundamental e intrínseco ao seu planejamento estratégico e gestão.

Projeto da AES Brasil começou no Rio Grande do Sul – Operando desde o dia 20 de março no bairro Mathias Velho, em Canoas, o “Projeto Recicle Mais, Pague Menos”, já arrecadou mais de dez toneladas de resíduos de plástico, vidro, papel e metal, oferecendo em troca créditos na conta de energia elétrica. Os resultados de apenas um mês de funcionamento revelam que a ideia foi bem aceita pela comunidade. Alguns dos clientes que já aderiram tiveram redução de mais de R$ 78,00 na fatura mensal.

Fonte: AES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito