terça-feira, 17 de setembro de 2013

Três em cada quatro escolas estaduais mantêm Grêmios Estudantis


Levantamento inédito aponta também as principais áreas de atuação das lideranças estudantis
 
Grêmios têm papel importante no relacionamento escolar
 
O Grêmio Estudantil é, muitas vezes, o primeiro exercício de participação democrática dos jovens na sociedade. O levantamento inédito da Educação sobre o assunto revelou que é grande o interesse dos estudantes pela criação e atuação nesses grupos.
De acordo com a pesquisa, três em cada quatro unidades de ensino mantêm a organização de forma atuante, com a presença de lideranças estudantis e como elas atuam. Segundo o questionário, o foco da atuação é organizar atividades esportivas (29%), seguido por cultura (27%) e entretenimento (12%).

O levantamento inicial foi feito com 3.665 escolas que oferecem Ensino Médio. Em 71% das escolas que possuem Grêmio, o colegiado existe há mais de cinco anos. O perfil de atuação é organizado: oito em cada dez escolas trabalham com estatuto e em 90% dos casos há prestação anual de contas.

Quer aprender a fundar um Grêmio? Siga nossas instruções e saiba como se organizar!
20130415_gremio_estudantil_2099_01

Outros números

As lideranças estudantis também são exemplo no processo democrático quanto à escolha dos representantes, já que em 96% das escolas o Grêmio é escolhido por meio de eleição, sendo que este processo tem voto facultativo em 51% das unidades. Em 94% dos casos, o processo eleitoral ocorre todo ano.

Um ponto curioso levantado pela pesquisa é a forma de comunicação entre os Grêmios e os estudantes nas escolas. Avisos em sala de aula são a forma de propagar informação mais utilizada pelas lideranças, com 36%, seguida por cartazes em murais, com 34%. Já as redes sociais, como Facebook e Twitter, ocupam 11% e 0,7% da preferência, respectivamente. Os Blogs são utilizados por 3,6% dos grêmios.        

Um dos exemplos da atuação positiva do grêmio esta na Escola Estadual Doutor Murtinho Nobre, no Ipiranga, zona sul da capital paulista. Em um ano de existência, a agremiação implantou vários projetos na unidade que já apresentam resultados. Um deles era focado na redução do desperdício da merenda escolar. Segundo a direção da unidade, a ação já repercute positivamente entre os jovens. Conheça aqui o grêmio da unidade.
  • Foto: A2 Fotografia/José Luis da Conceição
  • Foto: A2 Fotografia/José Luis da Conceição



Postar um comentário