terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aprenda a descartar o óleo de cozinha e saiba onde ficam os postos de coleta

Se o descarte ocorrer de forma inadequada, o resíduo pode poluir o meio ambiente
O óleo de cozinha é muito utilizado no preparo diário dos alimentos. A Secretaria do Meio Ambiente alerta sobre o descarte incorreto do produto, que pode contaminar a água e causar outros danos ao meio ambiente. Dados da Sabesp revelam que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água.

Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.

Em 2012, associações brasileiras de óleo vegetal, baterias e filtros automotivos assinaram um termo de compromisso com o Governo de São Paulo, por meio do qual se responsabilizaram pela coleta de resíduos de seus produtos nos municípios paulistas.

A Abiove representa as empresas responsáveis pelo processamento e fabricação do óleo de cozinha e tem como meta ampliar o número de pontos de coleta já existentes. Para saber qual o posto de coleta mais próximo da sua residência, basta digitar o endereço no site Óleo Sustentável.

Fonte: Do Portal do Governo do Estado


Postar um comentário