terça-feira, 7 de maio de 2013

Com projeto que alia Matemática às aulas de Educação Física, professor motiva crianças



O professor Leandro Medeiros desenvolve o projeto na E.E. Francisco Brasiliense Fusco, na zona sul
Professor aborda conceitos de Matemática em aulas de Educação Física
Já pensou em aliar Matemática e Educação Física? O professor Leandro Medeiros, que atua na E.E. Francisco Brasiliense Fusco, na zona sul da capital, colocou em prática essa ideia, que em pouco tempo animou os alunos e demais educadores da unidade. Na data em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta segunda-feira (6), a iniciativa do educador mostra como a disciplina pode ser ensinada de forma criativa e divertida para encantar os pequenos.
O educador conta que a ideia de atrelar as atividades da Educação Física às demais disciplinas surgiu quando ele assistia a competição de atletismo nas Olimpíadas do ano passado. Leandro, então, começou a pintura das raias de corrida na quadra da escola e iniciou o trabalho com os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“Nas aulas, tudo é relacionado com o programa Ler e Escrever. Eu utilizo o Português na forma da comunicação oral. A matemática surge, por exemplo, com a questão das formas. Mostro para eles quais são essas formas, onde as encontramos na quadra e no nosso cotidiano, assim damos significado ao aprendizado”, explica o educador.
Até mesmo o motivo pelo qual os atletas largam de locais diferentes em uma corrida é utilizado por Leandro para explicar conceitos de Matemática e Geometria aos pequenos. “Os conceitos que o professor Leandro aplica nas aulas de Educação Física refletem dentro da sala de aula”, comenta a professora Dagmar dos Santos, colega de Leandro na unidade. “Quando fala das figuras geométricas, por exemplo, o professor está contribuindo muito com o aprendizado dessa matéria em classe”, conta.
Para o educador, o retorno dos demais professores e alunos é a certeza de que seu trabalho está surtindo efeito. “Eu fico muito emocionado quando converso com as professoras e vejo os resultados das crianças nas provas. É muito gratificante ter esse retorno”, revela.
Dia Nacional da Matemática
Não foi por acaso que o dia 6 de maio foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Matemática. A data lembra o aniversário de Malba Tahan, como era chamado o professor de Matemática Júlio César de Mello e Souza, conhecido por ter escrito o romance "O Homem que Calculava".
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Para o educador, o retorno dos demais professores e alunos é a certeza de que seu trabalho está surtindo efeito
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Já pensou em aliar Matemática e Português às aulas de Educação Física? O professor Leandro Medeiros, que atua na E.E. Francisco Brasiliense Fusco, na zona sul da capital, colocou em prática essa ideia
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Leandro começou com a pintura das raias de corrida na quadra da escola e iniciou o trabalho com os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Até mesmo o motivo pelo qual os atletas largam de locais diferentes em uma corrida é utilizado por Leandro para explicar conceitos de Matemática e Geometria aos pequenos
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Nas aulas, tudo é relacionado com o programa Ler e Escrever. Eu utilizo o Português na forma da comunicação oral. A matemática surge, por exemplo, com a questão das formas", explica o educador
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Para o educador, o retorno dos demais professores e alunos é a certeza de que seu trabalho está surtindo efeito
  • Foto: A2 Fotografia / Milton Michida
    Já pensou em aliar Matemática e Português às aulas de Educação Física? O professor Leandro Medeiros, que atua na E.E. Francisco Brasiliense Fusco, na zona sul da capital, colocou em prática essa ideia

Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Postar um comentário