Conheça as partes comestíveis das plantas


ALIMENTAÇÃO: Além de frutas e folhas, costumamos incluir raízes, caules e outras partes dos vegetais na nossa alimentação



A parte comestível da cenoura é a raiz, que serve para fixá-la no solo além de absorver água e nutrientes para que a planta se desenvolva

Já pensou em usar a casca de uma árvore em alguma receita? Ou que tal fazer uma deliciosa sopa de sementes? Difícil acreditar, mas além de frutas e folhas, costumamos incluir raízes, caules e outras partes dos vegetais na nossa alimentação.


Explore a feira com seu filho Desvende as charadas, encontre os alimentos e descubra mais sobre eles.

Nas feiras e supermercados encontramos os vegetais agrupados como legumes, verduras, hortaliças e frutas, mas existem outras formas de classificá-los. Para a Botânica - ciência que estuda as plantas - há uma classificação feita com base nos órgãos dos vegetais, que são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

Isso pode gerar algumas confusões. Na linguagem da ciência, por exemplo, legume é um fruto seco, tipo vagem, que se abre exibindo sementes. É o caso do feijão e da soja. Mas parece que nem a batata e a cenoura, que na linguagem do dia-a-dia são também conhecidos como legumes, parecem se encaixar nessa descrição, não? Isso porque para a botânica elas são, respectivamente, caule e raiz.

Que tal conhecer melhor nossos alimentos?









Broto - É a planta em seus primeiros estágios de desenvolvimento. De cor branca ou verde bem claro, os brotos são consumidos por conterem maior concentração de nutrientes que a planta adulta. Alguns exemplos utilizados na culinária são o broto de alfafa, de feijão e de trigo.

Fonte: Educar para Crescer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito