Encontros literários pelo Estado


Segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Secretaria de Estado da Cultura abriu as inscrições para autores de livros de ficção e contadores de histórias que desejam fazer parte do programa Viagem Literária, que promove turnê de escritores conhecidos e jovens talentos pelos municípios paulistas.

Realizado desde 2008, incentiva o prazer da leitura e valoriza as 70 bibliotecas municipais que apoiam a ação promovendo encontros entre escritores e contadores de histórias com o público, além de oficinas.
Os interessados, avaliados pela equipe de produção do programa, devem compor um banco de dados e podem fazer parte da programação oficial.

Para se inscrever, basta enviar correspondência ou e-mail bibliotecaseleitura@sp.gov.br) com currículo e comprovante de atuação nessas atividades. As cartas devem ser remetidas para a Unidade de Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Estado da Cultura, Rua Mauá, 51, 2o andar, São Paulo (SP), CEP 01028-900.

Andréia - ação atrai novos leitores para a bilbioteca
O programa é dividido em cinco módulos mensais e envolve atividades, como encontros entre autores e público, e espaço para contar histórias.

Com cerca de 12 mil títulos, a Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade, do Município de Macatuba, recebe a iniciativa pelo quarto ano. “O Viagem Literária atraiu mais público e trouxe novos leitores da cidade e da região para nossa biblioteca”, comemora a bibliotecária, Andréia Fidelis de Freitas.

Para ela, esse contato próximo entre público e escritores incentiva o hábito da leitura. “Os autores contam sua experiência de vida, seus livros, e abrem espaço para que o público faça perguntas ou dê sugestões”, comenta.

Em Floral, evento já acontece há dois anos
Desde que o município entrou no programa, Andréia conta que o número de leitores praticamente dobrou.

“Como o encontro acontece no espaço da biblioteca, desperta o interesse das pessoas que vêm com a escola ou apenas visitar. Como Macatuba fica longe da capital paulista [Região Administrativa de Bauru], é uma oportunidade única que muitos talvez nunca teriam.”
A biblioteca municipal de Floreal, município da Região Administrativa de São José do Rio Preto, participa do programa há dois anos. “O fato de termos escritores conhecidos e com livros famosos desperta a atenção do público. Essa proximidade faz com que eles enxerguem novas possibilidades de atuação futura e se espelhem nos autores”, relata o auxiliar de bibliotecário, Manoel de Oliveira Damasceno.

Com mais de 4 mil títulos, incluindo publicações acessíveis para pessoas com deficiência e computadores para pesquisa, a biblioteca iniciou novas atividades inspiradas no Viagem Literária. “A cada 15 dias, trazemos alunos da creche para a biblioteca, para ler e também assistir a filmes relacionados com o tema do título apresentado. Além disso, depois do programa, passamos a promover mais oficinas”, conclui Damasceno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça as partes comestíveis das plantas

Dicas para você trabalhar em casa e ganhar dinheiro

FMU oferece atendimento odontológico gratuito