segunda-feira, 30 de julho de 2012

Curso gratuito de especialização em gestão cultural abre inscrições em agosto Curso acontece de outubro de 2012 a junho de 2013



Curso de Especialização em Gestão Cultural
Inscrições de 7 a 31 de agosto de 2012
Com preenchimento de formulário pelo site www.itaucultural.org.br/observatorio
Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Itaú Cultural, em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha, oferece o Curso de Especialização em Gestão Cultural. Com módulos presenciais e virtuais, o curso, que é gratuito e acontece de outubro de 2012 a junho de 2013, tem como foco a cultura contemporânea, seus conceitos e tendências. Algumas das temáticas abordadas serão as opções internacionais da política cultural e a experiência brasileira, além da relação da cultura com conhecimento, inovação e sustentabilidade. Os interessados devem se inscrever pelo site do Instituto, do dia 7 a 31 de agosto, na página doObservatório.
A especialização contará com professores convidados da Espanha, América Latina e do Brasil. A coordenação fica por conta de Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e Alfons Martinell, professor doutor da Cátedra de Políticas Culturais da Universidade de Girona.
O programa do curso se diferencia por apresentar uma ideia de gestão cultural não como sucessão de atos rotineiros de administração, mas como conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras que possibilitem aos participantes o desenvolvimento de seus próprios fins culturais. O curso também se preocupa com o entendimento da gestão cultural como a capacidade de resposta no âmbito local e também em sua relação com uma sociedade global e conectada.
As 40 vagas oferecidas são voltadas para graduados em ciências humanas com experiência e vínculo atual em instituição cultural, como gestores de cultura e docentes na área. No entanto, em caráter complementar, profissionais iniciantes nessa atividade que demonstrem conhecimento e vocação pertinentes também podem se inscrever. É necessário o preenchimento de ficha de inscrição, disponível no site, além de currículo e carta de intenção (duas laudas, espaço duplo, letra 12) explicando o interesse pelo curso. A documentação exigida deverá ser enviada apenas pelos Correios – serão aceitas correspondências postadas até 3 de setembro. Os selecionados serão divulgados após o dia 20 de setembro.
Estrutura do curso
As aulas presenciais serão divididas em cinco módulos, sendo quatro realizados em dois dias de aulas cada, em período integral, nos meses de outubro, dezembro, fevereiro e abril; e um módulo, com três dias de aulas, em junho. As datas ainda podem sofrer alterações. As atividades virtuais serão desenvolvidas nos intervalos dos encontros presenciais mediante atendimento individual à distância, realizado por monitores. Como o material bibliográfico e audiovisual estará disponível em português, espanhol e inglês, é desejável conhecimento dos idiomas para acompanhamento do curso (leitura e compreensão oral). O curso conta com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e terá certificado de conclusão expedido pela Universidade de Girona.

Curso de Especialização em Gestão Cultural
Inscrições de 7 a 31 de agosto de 2012
Com preenchimento de formulário pelo site www.itaucultural.org.br/observatorio
Período de realização: outubro de 2012 a junho de 2013
Vagas: 40
Gratuito

E-mail para contato e dúvidas: observatorio@itaucultural.org.br

Fonte: site Itaú Cultural
Postar um comentário