terça-feira, 27 de março de 2012





27 de março: Dia Mundial do Teatro


O surgimento do teatro aconteceu com a reunião de um grupo de pessoas que para se aquecer do frio se sentaram em volta de uma fogueira. Um rapaz se levantou e percebeu que os gestos que ele fazia na frente das chamas de fogo se refletiam em sombras. A partir desse momento textos improvisados começaram a acompanhar as imagens e deu-se início ao processo de representação.
As pessoas que viveram na época da Grécia antiga transformaram as encenações em arte, criaram os primeiros espaços para apresentações e aproveitavam para divulgar sua mitologia, os agradecimentos aos deuses, as novas ideias, entre outros assuntos.
O Instituto Internacional do Teatro inaugurou em Paris, no dia 27 de março de 1961, o Teatro das Nações; marcando o 27 de março como a data que se comemora o Dia Mundial do Teatro.

Como nessa época somente aos homens era permitido representar, foram criadas as primeiras máscaras para os papeis que deveriam ser encenados por mulheres. Mais tarde essas máscaras se tornaram o símbolo do teatro, representando faces da tragédia e da comédia.
Tragédia x Comédia
O primeiro gênero que apareceu foi o trágico, que retratava o sofrimento do homem, as lutas, os interesses da nobreza, tudo numa linguagem bem diferente e rica. O gênero cômico surgiu para satirizar as falsidades, as mesquinharias e os excessos da nobreza.
Postar um comentário